Como o data-driven marketing pode ajudar na jornada dos clientes?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Post atualizado em novembro de 2020.

Compreender a jornada do cliente é um dos passos mais importantes para criar ações que coloquem o prospect cada vez mais perto de uma decisão de compra que favoreça o seu negócio. Isso envolve uma série de estudos e análises; nesse contexto, o data driven marketing exerce um papel crucial.

Mas você sabe no que consiste esse conceito? Quer saber mais sobre os seus benefícios e as maneiras como ele é aplicado dentro das empresas? É o que você confere neste post!

O que é data driven marketing?

O uso da tecnologia aplicada ao marketing permitiu que os profissionais que trabalham nesse campo coletassem dados por meio das interações do consumidor.

Em geral, eles são resultado do comportamento do público em sites, blogs, e-commerces, e-mail, aplicativos e outros ativos digitais da marca, sem contar com as informações de publicações em redes sociais, fóruns e outros canais que pertencem a terceiros.

Além disso, é possível cruzar os dados com sistemas internos da empresa, como um ERP ou CRM.

Para lidar com todo esse volume e extrair informações relevantes, é preciso contar com uma ferramenta adequada de inteligência de mercado. Alguns dos insights que podemos tirar nesse processo são:

  • uma visão mais clara dos hábitos e necessidades de clientes e clientes em potencial, o que contribui para melhores decisões estratégicas e ações de marketing;
  • tendências de mercado, dificilmente identificáveis por meio de observações convencionais;
  • análise preditiva: uma forma de estimar o comportamento dos clientes no futuro.

Assim, suas escolhas em relação às campanhas de marketing terão mais chances de funcionar, já que você consegue avaliar critérios com mais clareza — afinal, eles se baseiam na realidade, e não em meras suposições.

Esse é um dos objetivos centrais do data-driven marketing, mas existem muitos outros benefícios do uso dessa estratégia para o seu negócio.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

As ferramentas de coleta e análise de dados oferecem diversos impactos positivos para empresas que implementam uma estratégia de data-driven marketing. A seguir, confira três dos principais.

Melhorias na segmentação

Com uma compreensão mais profunda das características dos seus clientes e prospects, fica mais fácil traçar o perfil do seu consumidor ideal. Isso permite o desenvolvimento de uma segmentação do público mais precisa nas suas campanhas, aumentando a efetividade em atrair pessoas com chances reais de se interessar por seus produtos e serviços.

Ou seja, sua capacidade de intensificar as vendas com a geração de leads qualificados será muito maior.

Aumento do engajamento da audiência com a marca

Outra vantagem de práticas focadas em data-driven marketing está no aumento do engajamento do público. Se você puder mensurar que tipo de tática oferece um retorno mais significativo para as diferentes fases da jornada do cliente, a eficácia em criar uma conexão cada vez mais forte entre o consumidor e a marca será consistentemente maior.

Lembrando que clientes engajados com um determinado negócio tendem a se manter fiéis àquela organização, deixando de lado os concorrentes. Além disso, costumam indicar as soluções da organização para pessoas próximas, favorecendo, assim, o aumento da sua base.

Refinamento da experiência do consumidor

Por meio de um conhecimento amplo de quem é o seu consumidor, você poderá otimizar as soluções que a sua empresa oferece para atender melhor às necessidades desse cliente. Inclusive, ficará mais claro quais tipos de conteúdos ou ações funcionam para que o prospect avance no funil de vendas.

Trata-se de uma excelente forma de gerar satisfação, fornecendo uma experiência mais agradável para o consumidor quando ele estiver em contato com a sua marca ou usando seus produtos e serviços.

Como aplicar o data-driven marketing no seu negócio?

Existem diversas táticas, tecnologias e sistemas que se relacionam às atividades de consulta, coleta, organização e análise de dados com foco em objetivos de marketing. Veja a seguir algumas das melhores práticas nesse sentido.

Estude os tipos de dados que deseja coletar

O volume de dados disponíveis é tão massivo que as chances de perder o foco sobre aqueles que realmente importam é muito grande. Dados inúteis podem prejudicar a análise e ainda gerar insights equivocados em certas ocasiões.

Sendo assim, tenha um olhar crítico sobre a relevância das bases que você utiliza nos seus estudos e revise as fontes periodicamente para garantir que elas são de fato pertinentes para o sucesso das suas ações de marketing.

Utilize recursos de retargeting

As técnicas de retargeting permitem uma prospecção de clientes mais inteligente, atingindo pessoas que já demonstraram algum interesse na sua marca ou em um conteúdo relacionado a ela. É usado principalmente em campanhas de mídia paga veiculadas em redes sociais ou em sites com espaços reservados a anunciantes de plataformas como o Google Ads.

Aqui, vale lembrar que essa prática deve ser usada com cautela, de modo a não ser insistente demais e, como consequência, gerar a frustração do usuário.

Contrate uma plataforma de inteligência de mercado

Imagine ter acesso a uma plataforma de inteligência de mercado completa, acessível pelo navegador web e com interface totalmente intuitiva. Esse é o caso da ITB360, que pode ser o que você precisa para gerar mais oportunidades de negócio.

Com a contratação dessa ferramenta, o usuário tem à disposição funcionalidades como o acesso a bases de dados qualificadas (são mais de 17 mil fontes públicas) e análises de mercado para a otimização da prospecção de clientes. São apenas alguns exemplos das possibilidades que o sistema oferece para impulsionar suas campanhas de marketing.

Percebemos, portanto, que o data-driven marketing é uma verdadeira vantagem competitiva para organizações que decidem incorporar suas estratégias aos processos do negócio. Com o avanço das tecnologias de inteligência artificial e do Big Data, a tendência é que os sistemas que citamos fiquem ainda mais sofisticados, com um aumento das capacidades preditivas e uma percepção cada vez mais precisa da jornada do cliente.

Gostou do post? Então, fique por dentro das novidades que publicamos, com bastante informação sobre o que há de mais interessante em inteligência de dados e de mercado!


Artigos Relacionados