Reputação integrada: a importância de um olhar único para a imagem do negócio

Reputação integrada: a importância de um olhar único para a imagem do negócio

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Com a convergência midiática e o ruído fazendo parte do dia a dia comunicacional das empresas, a reputação integrada passa a ser uma necessidade. Ao mesmo tempo, um desafio para os profissionais da área.

Agora é preciso cuidar da imagem da marca em variados canais e perante muitos públicos, inclusive olhando para fora da "bolha". Ou seja, considerando também agentes que normalmente não estão no âmbito comum dos stakeholders primários e secundários.

Este é um cenário muito diferente do que se apresentava há 15 anos. Naquela realidade, quando não existia o protagonismo do virtual, bastava acompanhar os principais veículos de mídia de massa, para ter uma boa leitura dos assuntos que dominavam as discussões da sociedade. 

Hoje, existem mais de 11 mil fontes de informação que podem expor e gerar uma crise ou oportunidade de marca.

Vamos refletir a fundo sobre isso?

Continue lendo para entender:

  • o que é reputação integrada e por que é preciso dominá-la;
  • quais impactos a gestão da reputação unificada traz para sua marca;
  • como a Cortex vem auxiliando as companhias mais bem-sucedidas a conduzir a reputação integrada;
  • e muito mais!

O que é considerado uma reputação integrada?

Reputação integrada é uma maneira de gerir a imagem de uma marca em diferentes tipos de mídia (tradicionais, redes sociais etc.), visando impactar variados públicos (imprensa, líderes de opinião, público geral) e medindo o sucesso da estratégia de comunicação com métricas e indicadores palpáveis.

Também chamada de reputação unificada, ela é um contraponto à fragmentação do olhar sobre a imagem corporativa. Especialmente considerando que é preciso lidar com uma realidade de diálogo com o mercado na qual se apresentam fatores como estes:

  • a esfera da opinião pública foi infinitamente alargada, fazendo com que as organizações deixem de ter total controle do que as pessoas dizem sobre elas;
  • os influenciadores digitais despontaram, sendo capazes de elevar ou rebaixar como uma marca é vista com apenas alguns posts nas redes sociais;
  • o legado reputacional é definidor do sucesso do negócio — vendas, valor mercadológico, captação de investimentos e outras frentes dependem dele;
  • a frequência e a intensidade das crises de imagem não param de crescer;
  • a inteligência de dados é requisito fundamental para os profissionais da área, que devem analisar, interpretar e usar muitas fontes de informação.

Em suma, diz-se que uma empresa faz gestão de reputação integrada quando tem uma visão panorâmica de todas as frentes nas quais é citada e/ou participa, contemplando distintos públicos e mídias. Ademais, quando estrutura uma estratégia reputacional suficientemente ampla para agir com maturidade comunicacional elevada, tendo meios de dimensionar sucessos e insucessos.

→ Quer entender por que a estratégia de Comunicação precisa ser integrada e como fazer isso? Baixe este material:

eBook - Comunicação Integrada e Inteligência: como e por quê aliá-las

 

Qual o impacto de fazer a gestão da reputação unificada da marca?

"A gestão de reputação é a prática de influenciar as percepções dos stakeholders e as conversas públicas sobre uma organização e suas marcas. Inclui as respostas a ameaças e aproveitamento proativo das oportunidades de ganho de confiabilidade", destaca a Gartner.

No detalhe, estamos falando do trabalho realizado para a manutenção de uma percepção positiva da sociedade em relação à marca. 

Um esforço contínuo e que, conforme já adiantamos, se tornou muito mais complexo com o avanço da convergência midiática, com especial atenção às redes sociais — ambientes onde informações se espalham rapidamente e, muitas vezes, de maneira fragmentada e descontextualizada.

Nesse cenário, notícias sobre uma empresa, opiniões de stakeholders, entre outros temas sensíveis, podem se transformar em gatilhos para uma crise de imagem. E esse é justamente um dos focos que merece atenção para preservar a forma como a marca é vista.

Tanto é assim que houve um aumento exponencial das publicações jornalísticas focadas em crises de imagem nos últimos anos. Por exemplo, em um período de dez anos, cresceu 80% o número de manchetes associando as 100 maiores empresas listadas pela Forbes a problemas reputacionais, segundo levantamento da McKinsey.

Logo, fazer gestão de reputação unificada é justamente para lidar com essa nova realidade. E as companhias que o fazem obtêm vantagens competitivas como estas:

  • avaliação realista da imagem corporativa, captando percepções e opiniões e identificando áreas e ações comunicacionais que requerem atenção ou melhoria.
  • eficácia na gestão de crises, detectando rapidamente informações negativas ou incorretas sobre a marca que circulam nos mais variados canais e tendo a chance de responder de maneira proativa para mitigar possíveis danos à reputação.
  • mensuração tangível de impacto de campanhas e iniciativas de diálogo com os públicos de interesse, entendendo o alcance, o engajamento e a eficácia de suas mensagens.
  • obtenção de insights estratégicos, coletando informações sobre o público, tendências emergentes, movimentação do mercado, ações dos concorrentes para amparar decisões da área e também munir os boards executivos.
  • melhoria na experiência e no engajamento dos stakeholders, inferindo o melhor timing, os canais e as abordagens adequadas — para esclarecer dúvidas, produzir conteúdo, dar e receber feedbacks e construir relacionamentos mais fortes.
  • otimização operacional e estratégica, avaliando com precisão o que funciona e o que precisa ser ajustado para, por meio da comunicação, melhor atender aos objetivos organizacionais.

Como a Cortex auxilia sua empresa a ter uma visão de reputação integrada?

Aqui na Cortex temos orgulho de auxiliar as companhias mais bem vistas no mercado com tecnologia e serviços de última geração. Nossa plataforma de PR Intelligence faz parte do dia a dia de gestores, estrategistas e analistas de Comunicação e Relações Públicas de muitas das companhias de maior prestígio no país

Na dianteira desse novo movimento, lançamos recentemente uma funcionalidade de Reputação Integrada. Com ela, nossos clientes têm visão unificada da reputação das suas marcas na imprensa e entre líderes de opinião e o público geral, nas principais mídias tradicionais e sociais.

Esse update em nosso sistema foi elaborado a partir de metodologia científica e baseada no comportamento dos algoritmos de diferentes plataformas do ecossistema midiático. 

Isso coloca nossa solução como a única que permite, de forma recorrente e em tempo real, identificar eventuais focos de crise, suas origens e tendências nos diferentes públicos e mídias. Ela dá às equipes autonomia e agilidade analítica para a tomada de decisão.

No detalhe, a solução Cortex provê um olhar integrado para a reputação que se converte em grande vantagem competitiva para as organizações. Paralelamente, coloca as áreas de Comunicação e PR em um novo patamar estratégico: muito mais analítico e propositivo, podendo participar de processos decisórios em variados campos de negócio.

Com a feature de Comunicação Integrada que PR Intelligence fornece, esses times obtêm benefícios práticos como estes que detalhamos a seguir.

Visão unificada dos diferentes públicos

Visão panorâmica da reputação da marca em todas as mídias para avaliar a percepção da imprensa, líderes de opinião e público geral, além de reportar para o C-Level um indicador integrado.

Abordagem metodológica baseada em ciência

Baseada no comportamento dos algoritmos de diferentes plataformas do ecossistema de mídia, a metodologia científica é potencializada por um time de especialistas em Comunicação.

Monitoramento em tempo real

A reputação é monitorada de forma recorrente, em tempo real, para identificar tendências, oportunidades e eventuais focos de crise de imagem nos diferentes públicos e mídias.

Tomada de decisão baseada em dados

Autonomia e agilidade para a tomada de decisão do time de Comunicação. Assim, é possível traçar as melhores estratégias para gestão da marca no ciclo de Go-to-Market com dados precisos.

Fazer gestão de reputação integrada é ter visão panorâmica para agir com mais inteligência e eficácia 

A integração da estratégia de gestão reputacional facilita decisões da alta hierarquia, bem como as operações de Comunicação e Relações Públicas. 

Entre outras frentes, possibilitando a avaliação de performance, auxiliando na análise de tendências, apoiando a melhoria contínua, estimulando a atuação proativa e dando transparência.

Obviamente, isso é bastante desafiador visto que agora é preciso lidar com múltiplos públicos e diferentes mídias. Contudo, as companhias que investem em tecnologia e na capacitação de seus profissionais saem na frente. Elas têm como olhar para sua própria imagem e como diferentes agentes a impactam cotidianamente, por isso, conseguem agir de maneira a se diferenciar no mercado.

E na sua empresa, a gestão de reputação integrada já é uma realidade?


Sobre a Cortex

A Cortex é líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como usar IA em mensuração e analytics de mídia, além de monitorar a reputação corporativa de forma integrada, conheça nossa solução de PR Intelligence.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados