Como mensurar resultados e retornos de ações de Comunicação?

Como mensurar resultados e retornos de ações de Comunicação?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Mensurar o retorno de ações de Comunicação é sempre um desafio para os profissionais da área. Contudo, esse exercício está ficando cada dia menos difícil, especialmente nas empresas que estão em busca de aumentar sua maturidade comunicacional.

Isso porque há mais tecnologias e métodos disponíveis. Por exemplo, as ferramentas dotadas de Inteligência Artificial, que potencializam a automação e aceleram o processamento de grandes volumes de dados.

Para te ajudar nesta missão, trazemos aqui algumas maneiras de tangibilizar a contribuição da Comunicação para os negócios. 

Continue lendo para ver:

  • por que mensurar resultados e o retorno de ações de comunicação é indispensável atualmente;
  • quais são os principais indicadores de Comunicação a serem acompanhados;
  • quais as formas de mensuração mais assertivas e fáceis de aplicar;
  • como usar tecnologia especializada para isso;
  • e muito mais! 

Por que mensurar resultados e o retorno de ações de Comunicação é tão importante? 

Para início de conversa, relembremos que medir o retorno de ações de Comunicação é um grande desafio para a maioria das empresas. Essa é uma atividade que precisa se distanciar da crença de que o diálogo com os stakeholders é algo puramente subjetivo.

Pelo contrário: quanto mais objetivas e conectadas com objetivos de negócios, mais certeiras serão as iniciativas comunicacionais. Por extensão, mais fáceis de serem mensuradas.

O time de Comunicação demonstra seu valor

A verdade é que dimensionar o retorno de ações de Comunicação é bom para a área em si. Ela consegue verificar com precisão o que funciona e — muito importante — demonstrar valor. Dessa forma, tem abertura para participar de processos decisórios e alcança patrocínio da alta hierarquia (ideológico e financeiro).

“Uma abordagem focada em resultados para medição permite que os líderes de comunicação vinculem atividades do departamento a resultados de negócios”, destaca Edouard Cranwell-Ward, consultor da Gartner

A empresa entende o que funciona e aumenta sua reputação

O próprio negócio avança quando seus projetos de comunicação são avaliados de maneira sistematizada. Afinal, não é possível obter melhoria contínua e muito menos inovar quando não se sabe se o que está em curso de fato gera resultados.

Há casos em que o planejamento estratégico geral do negócio sequer inclui a Comunicação. Neles, o que se vê é uma repetição de práticas comuns sem um direcionamento para as particularidades do core business. Ou seja, o diálogo com o mercado é pouco ou nada “customizado" — há uma generalização que não contribui frontalmente para a elevação da imagem corporativa

Em linhas gerais

Mensurar o retorno de ações de Comunicação é um exercício fundamental nas empresas modernas, pois:

  • fomenta a cultura de avaliação da eficácia, contrastando os objetivos propostos com o que de realmente alcançado;
  • facilita a alocação de recursos, direcionando-os para um maior retorno sobre o investimento (ROI);
  • fornece dados concretos que embasam decisões, aumentando a objetividade e agilizando movimentos estratégicos;
  • ajuda a detectar oportunidades de engajar mais os públicos, entre outras;
  • possibilita o aprendizado a partir de resultados anteriores, promovendo o refinamento estratégico e operacional da área e seus impactos em outras frentes do negócio;
  • permite antecipar e mitigar possíveis crises de imagem, fornecendo tempo hábil para manter a percepção pública sob o maior controle possível;
  • auxilia na comparação com concorrentes e pares do mercado, facilitando a identificação de diferenciais e áreas que necessitam de fortalecimento.      

Quais são os principais indicadores de Comunicação?

Para pensar de maneira prática na mensuração dos resultados e do retorno de ações de Comunicação, um bom começo é a escolha dos indicadores certos. Ou seja, das medidas compostas por métricas que, inseridas no processo analítico, transformam informação em conhecimento.

Confira, a seguir, quais são as mais importantes de serem acompanhadas.

Share of voice

Este indicador demonstra como os comunicadores conseguem emplacar a marca na mídia de maneira propositiva. Ele corresponde à fatia das menções à empresa ou a seus produtos e serviços em relação ao ambiente competitivo no qual participam.

Também reflete a participação da sua empresa no mercado em contraste com a concorrência.

É importante saber que não existe uma única maneira de calcular o Share of Voice, pois isso depende dos objetivos e das metas estabelecidos. Contudo, de maneira geral, essa é equação mais usual:

Share of voice

Gestão de pilares estratégicos

Parecido com o Share of Voice, esse indicador diz respeito à associação que a empresa tem a determinado tema, especialmente no que diz respeito aos pilares estratégicos para o negócio. 

Ao dimensioná-lo, é possível analisar o quanto a marca será lembrada por um consumidor ao pensar nesses assuntos específicos. 

Para ter essa medida, basta dividir as menções por temas e medir o quanto a companhia está associada a cada um deles. 

O mesmo pode ser feito para analisar os concorrentes.

Guia do benchmarking competitivo em Comunicação: compare o impacto dos seus principais concorrentes

Relacionamento com a imprensa e líderes de opinião

Como à Comunicação também cabe estabelecer boas relações com a imprensa e lideranças de opinião (influenciadores digitais, embaixadores de marca, entre outros), é preciso mensurar a efetividade disso. 

O segredo aqui é levantar dados para medir quantos desses stakeholders estão sendo alcançados, quantos estão falando da marca e como eles a estão abordando. 

Desse modo, descobre-se quem são os promotores e os detratores

A partir daí, pode-se trabalhar para fortalecer laços de maneira estratégica — para elevar as menções positivas e mitigar as negativas.

Presença geográfica 

Esse indicador demonstra o volume de cobertura midiática com base na localização de cada menção. Assim, é possível avaliar o sucesso do diálogo de marca em cada local a partir da segmentação de dados demográficos. 

No detalhe, trata-se de ter parâmetros para medir a reputação corporativa em determinadas localidades. Por exemplo, de que maneira um produto ou serviço é visto em um estado ou cidade do Brasil. 

A partir daí, dependendo da popularidade da marca em determinadas regiões, os comunicadores podem desenvolver ações específicas para essas localidades. 

Índice de reputação da marca

Também é preciso acompanhar a reputação da marca e dos seus concorrentes para ter insights para a melhoria das abordagens do seu negócio. 

Este indicador também demonstra resultados e o retorno de ações de Comunicação, uma vez que esta área responde pela forma como a companhia se projeta e é vista pelo mercado.

Neste caso, é imprescindível contar com uma plataforma tecnológica que unifique a visão reputacional da marca. Isto é, que facilite a observação de como a marca é citada pela imprensa, por líderes de opinião e público em geral nas mídias sociais.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

O Retorno sobre Investimento (ROI) é um composto de indicadores e métricas que, ao fim e ao cabo, mostram os resultados concretos das ações de Comunicação. 

Mais especificamente, ele é um indicador financeiro básico utilizado para calcular o quanto se obteve de retorno a partir do investimento realizado. 

Seu cálculo é feito a partir da seguinte fórmula:

Principais tipos de ROI de comunicação

ROI por número de publicações 

Estabelece uma comparação sobre a reputação da marca antes e depois de uma ação de Comunicação gerar resultados na imprensa. Isto é, antes e depois de uma uma matéria ser publicada na mídia, por exemplo. 

Assim, é possível saber exatamente qual foi o retorno de ações de Comunicação específicas. 

ROI por assunto

Analisa o quanto cada assunto impacta na reputação da marca. 

Essa métrica permite que os profissionais saibam exatamente quais assuntos promovem ou detraem a reputação da empresa. 

ROI por produtos 

Este tipo de ROI pode ser utilizado quando uma companhia possui uma linha de produtos, com múltiplos lançamentos etc. Ele auxilia os gestores na descoberta de quais produtos promovem ou causam dano à reputação de uma marca.

ROI por tipos de mídia 

Hoje, além das tradicionais mídias impressas — jornais, revistas, TV etc —, há a difusão das mídias digitais. Por isso, é preciso que as áreas de Comunicação e Marketing conheçam os resultados que cada uma dessas mídias pode gerar para o negócio. 

ROI por veículos

Com certeza ter uma matéria publicada em um veículo de grande alcance é algo relevante. Contudo, esta não é a única estratégia a ser adotada. 

Por isso, em casos de companhias menores ou que vendem produtos muito específicos, às vezes pode valer mais a pena trabalhar a divulgação de forma mais segmentada. Ou seja, direcionar as ações de comunicação para um veículo menor e mais especializado.

→ Dê o play no vídeo a seguir para conhecer as medidas brutas e de simples composição que, empregadas no início do processo analítico transformam dados estruturados em informação e ajudam a mensurar resultados e retornos das ações de Comunicação:

Como mensurar resultados e o retorno de ações de Comunicação?

Veja agora o passo a passo inicial para mensurar resultados e o retorno de ações de Comunicação.

Refine o planejamento da área

Vale a pena começar por rever os objetivos, as metas e as formas de mensuração de como o departamento contribui para o sucesso do negócio.

Nesta revisão, é importante documentar o que será feito e como vão ser medidos os resultados e retornos. Especialmente em termos orçamentários, o dinheiro economizado e gerado pelas iniciativas comunicacionais.

Planejamento de Comunicação: como conquistar suas metas em 2025

Invista em tecnologia

Para superar a tradição de ver a contribuição da Comunicação para o negócio como meramente subjetiva ou simbólica, nada melhor do que investir em ferramentas tecnológicas.

Esse investimento precisa ser em soluções que ajudem a coletar, processar e analisar dados em tempo real. Isso com agilidade e confiabilidade, pois diante do grande volume de informações disponíveis é fácil perder o foco ou não saber o que avaliar.

Eleve a inteligência de dados da equipe

Ao mesmo tempo, os profissionais da área precisam saber explorar ao máximo o aparato tecnológico. Eles devem conhecer métodos de análise e interpretação de dados para, assim, ir em busca das respostas adequadas nos momentos certos.

Para isso, além de proporcionar treinamentos, é indicado aproximar a Comunicação de áreas como TI, além de, sempre que necessário, contratar consultores especializados.

→ Dê o play no vídeo a seguir e atualize-se sobre o perfil esperado do profissional de Comunicação na atualidade:

Por que uma solução de PR Intelligence pode te ajudar a mensurar resultados e o retorno de ações de Comunicação?

Por falar em tecnologia e inteligência de dados, um bom caminho é investir em uma plataforma de PR Intelligence como a que a Cortex fornece para as empresas mais bem-sucedidas do Brasil.

Essa solução facilita diversos âmbitos de gestão comunicacional e reputacional, tornando o dia a dia dos profissionais envolvidos altamente estratégico.

A plataforma da Cortex fornece:

  • monitoramento da exposição das marcas e de seus concorrentes na imprensa e em outras mídias — em tempo real;
  • acompanhamento diário da reputação, com insights para identificar oportunidades e riscos de imagem — facilidade de perceber os impactos de cada pilar estratégico, veículo ou líder de opinião impacta na forma como a companhia é vista;
  • mensuração e comprovação dos resultados de ações e eventos em dashboards que apresentam métricas e KPIs — tangibilizando até as iniciativas e os resultados mais "subjetivos";
  • comparação efetiva com concorrentes por meio da qualificação da exposição — parâmetros e dados para benchmarking competitivo eficiente; 
  • visão antecipada de possíveis crises de imagem facilitando a detecção de assuntos que estão ganhando a imprensa ou as trends das redes — muitos deles sensíveis à marca ou a seu segmento de mercado;
  • identificação de oportunidades de diálogo com públicos específicos, orientando a produção de conteúdo em canais próprios ou sugestões de pauta para jornalistas;
  • análise de comportamentos de público-alvo, agentes midiáticos e influenciadores, facilitando a criação de ações comunicacionais melhor direcionadas para diferentes nichos;
  • benchmarking competitivo para diferenciar-se da concorrência, além de agilidade para perceber o que é relevante para os stakeholders e para a sociedade em geral;
  • entre outras vantagens.

No detalhe, o sistema de PR Intelligence da Cortex aprimora a operação da área e eleva significativamente o poder analítico dos profissionais. Com isso, eles conseguem melhorar o dimensionamento dos resultados e do retorno de ações de Comunicação.

→ Baixe este eBook para saber com ainda mais detalhes o que a solução da Cortex faz pelas organizações mais bem-sucedidas do mercado: 

Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360° sobre a nossa solução

Mensurar resultados e o retorno de ações de Comunicação é primordial

Só assim a área consegue comprovar o quanto contribui para a sustentabilidade do negócio, o que também ajuda a defender investimentos.

Sem isso, prevalece a ideia de que é meramente simbólica a participação dos comunicadores. E isso é algo que não cabe mais em uma realidade mercadológica na qual o diálogo estratégico com os mais variados públicos define o sucesso empresarial.

Que tal, nós ampliamos sua visão sobre como mensurar resultados e o retorno de ações de Comunicação?


Sobre a Cortex

A Cortex é líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como usar IA em mensuração e analytics de mídia, além de monitorar a reputação corporativa de forma integrada, conheça nossa solução de PR Intelligence.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados