RP e Marketing são áreas com objetivos bem claros que, muitas vezes, podem e devem convergir. Afinal, são departamentos que usam métodos e têm atribuições completamente distintas, mas que, no final, existem para fazer o negócio avançar.
Neste sentido, a apresentação de resultados para a alta gestão normalmente exige integrar em relatórios a performance de ambos os times. Mas, como fazer isso de maneira estratégica?
Neste artigo, vamos te mostrar que a tecnologia é um excelente caminho. Continue lendo para ver:
A principal diferença entre as duas áreas é que o Marketing se concentra na venda de produtos, enquanto as atividades de Relações Públicas (RP) são focadas em manter a reputação da empresa positiva.
Mas há outras características operacionais e estratégicas que diferenciam essas áreas. Entre as principais destacam-se as que você vai ver a seguir.
Na maioria das vezes, os profissionais de Marketing e Relações Públicas gastam seu tempo de maneiras muito diferentes.
Você pode encontrar profissionais de RP escrevendo comunicados à imprensa, lançando histórias positivas sobre a empresa e construindo relacionamentos com a mídia.
Os profissionais de Marketing, por outro lado, estão sempre ocupados em planejar lançamentos de produtos, criar campanhas de captação e qualificação de leads, bem como realizar pesquisas variadas.
Outra diferença entre os dois departamentos é o público que atingem. RP atende diferentes públicos de acordo com a necessidade da empresa — via assessoria de imprensa, fala com jornalistas e líderes de opinião, por exemplo.
Em comparação, o Marketing concentra-se principalmente em alcançar clientes e prospects. Atraí-los para uma determinada oferta, mantê-los fiéis e comprando cada vez mais e com margens mais interessantes para o negócio.
Quando os departamentos de RP e Marketing abordam seus trabalhos, eles têm objetivos muito diferentes em mente.
Os profissionais de RP estão focados em criar uma imagem positiva para a empresa e construir um relacionamento positivo com os vários stakeholders, enquanto os de Marketing buscam alcançar clientes e prospects e aumentar a participação de mercado da companhia.
Outra distinção importante é como ambos os departamentos medem o sucesso.
Os profissionais de Relações Públicas avaliam se efetivamente criaram um burburinho positivo para a marca avaliando métricas e a repercussão de ações. Em comparação, o Marketing pode verificar se um produto atingiu suas metas de vendas ou o retorno sobre o investimento (ROI) de uma campanha recente.
Por tudo o que dissemos até aqui, pode-se intuir que um lead geralmente se conecta à sua marca a partir dos esforços de Relações Públicas. Ao mesmo tempo, ele só é convertido em cliente como resultado das táticas de Marketing.
Contudo, há outras razões para combinar as ações e, consequentemente, os resultados de RP e Marketing. Confira quais são as principais nos tópicos que seguem!
Tudo começa por entender que a alta gestão está preocupada com ganho de reputação e geração de valor para clientes, investidores e acionistas. Consequentemente, sua maior preocupação é com o aumento do market share — leia-se vendas, faturamento e lucratividade.
Dessa forma, ao combinar as ações e a apresentação de resultados, os times conseguem demonstrar retornos palpáveis. Eles deixam de apresentar relatórios muito subjetivos, passando a demonstrar claramente como trabalharam juntos para que a empresa ganhe ou economize dinheiro, por exemplo.
Além disso, é bastante comum que os investimentos em RP e Marketing precisem ser defendidos constantemente. Inclusive porque os executivos de negócios podem não entender com clareza como essas áreas contribuem para que o negócio siga avançando no mercado.
Ao atuar de maneira conjunta e fazer demonstrativos claros do ROI, as chances de obtenção de orçamento aumentam significativamente. Inclusive por que fica mais fácil dimensionar em cifras e estatísticas os resultados obtidos.
Por fim, é preciso pensar também em como a convergência de objetivos e metas pavimenta o caminho para a inovação. Ela, é preciso ter em mente, é conseguida com mais facilidade quando há multidisciplinaridade na ideação, nos testes e nas iniciativas.
Em outras palavras, quanto mais RP e Marketing colaborarem, mais essas equipes oxigenam suas ideias. Assim, conseguem colocar em prática ações e campanhas altamente criativas e potencializam resultados.
Quando olhamos para a integração dos relatórios de RP e Marketing, uma coisa é certa: se os times estiverem tecnologicamente amparados, ela acontece com agilidade e eficiência.
Neste sentido, uma boa escolha é uma solução de Comunicação Estratégica e Reputação como a que a Cortex oferece. A partir dela, os profissionais combinam condições técnicas com habilidades analíticas superiores; podem captar, processar e gerar insights a partir de grandes volumes de informações.
Na prática, a plataforma simplifica o processo de geração de relatórios, permitindo coletar e analisar dados com precisão e agilidade. Ou seja, elimina a necessidade de atividades manuais, que além de cansativas são bastante propensas a erros.
Com esse sistema, é possível, dentre outras coisas:
Quanto à geração dos relatórios em si, a aplicação ajuda a convergir e apresentar resultados dos dois departamentos de maneira automatizada. Isso porque reúne uma série de métricas e indicadores que torna palpável o dimensionamento das atividades, bem como de campanhas e eventos específicos.
Além disso, fornece dashboards inteligentes que, ao mesmo tempo que facilitam as análises, agilizam a seleção dos dados a serem compilados para a criação de reportes detalhados.
RP e Marketing têm objetivos diferentes, mas existem algumas sobreposições inevitáveis entre os dois departamentos. Isso porque o sucesso de um depende do outro.
Por exemplo, a equipe de Marketing terá dificuldade em aumentar as vendas se a empresa tiver um reconhecimento de marca ruim. Ou mesmo se a companhia receber muita publicidade negativa.
As mídias sociais são canais que ambas as áreas costumam utilizar. Seja para manter o posicionamento da marca ou para realizar campanhas direcionadas a gerar leads, vendas e relacionamento com compradores.
A questão é que esses dois departamentos não podem existir em silos — a melhor escolha é alinhar as duas estratégias. O que significa criar objetivos e metas comuns e trabalhar para alcançá-los, mas também demonstrar resultados de maneira conjunta sempre que possível.
Uma excelente maneira de conseguir essa convergência é equipando os profissionais com uma solução de Comunicação Estratégica e Reputação. Dessa forma, eles ganham condições técnicas para atuar de maneira mais analítica, consultiva e propositiva — ao passo que dispõem de métricas e KPIs para gerar relatórios racionais e eficientes.
Nós conseguimos te mostrar como conectar os resultados de RP e Marketing?
Sobre a Cortex
A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação e Marketing.
Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.