7 vantagens do monitoramento de mídia para a gestão de marca

7 vantagens do monitoramento de mídia para a gestão de marca

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O mercado global de monitoramento de mídia deverá crescer a uma taxa média anual de 15,5% até 2032. Ele vai movimentar impressionantes 17,12 bilhões de dólares em tecnologias e serviços, segundo a Fortune Business Insights.

Isso se dá principalmente porque monitorar mídias é um exercício fundamental de gestão de Comunicação. Sobretudo para as empresas que entenderam o quanto construir e manter uma boa reputação é benéfico para os negócios.

Com isso em mente, continue lendo para entender:

  • por quais razões organizações de todos os setores devem fazer monitoramento de mídia;
  • quais benefícios são obtidos quando Comunicação e Relações Públicas monitoram mídias de forma integrada;
  • qual tipo de tecnologia usar para ter alta precisão no monitoramento de mídias;
  • e muito mais!

Por que o monitoramento de mídia é tão importante?

No atual contexto social e mercadológico, a capacidade de captar, processar e analisar vastos volumes de dados é um grande diferencial competitivo.

Para os departamentos de Comunicação Corporativa, essa máxima ganha ainda mais força, pois os profissionais da área precisam responder hábil e rapidamente à movimentação da opinião pública. Só assim conseguem manter a gestão de reputação sob controle e, ao mesmo tempo, contribuir para os demais objetivos estratégicos de negócios.

Por isso, o monitoramento de mídias é tão fundamental. 

Ele, em síntese, diz respeito a rastrear, coletar e analisar informações provenientes de uma variedade de canais para entender e avaliar a presença e a percepção da organização no espaço público. 

A amplitude do conceito de "mídias"

Vale ressaltar que estamos falando de mídias para além dos veículos tradicionais de comunicação de massas (rádio, TV, impressos). Logo, esse acompanhamento se torna bastante desafiador para estrategistas e analistas de Comunicação. 

De maneira resumida, os profissionais responsáveis por conduzir o diálogo de uma marca com seus stakeholders e, paralelamente, primar pela boa imagem dela, devem olhar para:

  • Mídias tradicionais, rastreando menções explícitas e implícitas via análise da cobertura de notícias, entrevistas e outros conteúdos relacionados.
  • Mídias digitais, captando citações e conversas em plataformas como portais jornalísticos, redes sociais, blogs, fóruns e aplicações de mensagens — inclusive, tratando de detectar e decifrar as bolhas informacionais que se formam nesses ambientes online. 

Todo esse trabalho costuma envolver a análise de sentimentos, tendências de tópicos e engajamento de variados públicos

Não por acaso, algumas mudanças precisaram ser feitas. Por exemplo, não é mais possível esperar apenas pela clipagem de notícias

Esse monitoramento tradicional, se bem serve ao propósito de compilar as menções à marca, não dá conta de trazer respostas aos objetivos estratégicos da Comunicação. Ele normalmente alcança apenas as menções explícitas à marca, seus produtos e serviços; deixa escapar os desdobramentos de debates, entre outras nuances menos "visíveis a olho nu".

Toda essa complexidade também reforça a importância de monitorar mídias de maneira sistematizada, com método. 

Quais são as principais vantagens do monitoramento de mídia?

Confira, a seguir, um detalhamento dos maiores benefícios do monitoramento de mídia. 

1. O monitoramento de mídia ajuda a acompanhar os movimentos da concorrência

Monitorar a concorrência é parte fundamental da estratégia de qualquer empreendimento que queira permanecer competitivo no mercado. Em outras palavras, tão importante quanto saber a impressão do público sobre o negócio, é analisar como os concorrentes estão se portando no mercado e nas mídias.

Com o uso de tecnologias e métodos específicos, é possível ter insights valiosos para campanhas que projetam a empresa à frente dos seus competidores. 

Isso porque as ferramentas fornecem dados precisos sobre o comportamento do mercado, permitindo antecipação e tomada da dianteira na corrida por destaque positivo. 

→ Aprofunde-se nisso baixando este material:

Guia do benchmarking competitivo em Comunicação: compare o impacto dos seus principais concorrentes

2. Auxilia na prevenção de crises de imagem

Crises de imagem podem prejudicar uma empresa a ponto de levá-la à falência. Por isso, incluir no planejamento estratégico o monitoramento de mídias para detectar potenciais problemas reputacionais é tão importante. 

Com dados em mãos e facilmente acionáveis, fica mais fácil identificar focos de boatos, reclamações e até fake news logo nos estágios iniciais.

Neste sentido, monitorar mídias auxilia não só na resolução como na prevenção de crises. Essa tática ajuda a evitar, por exemplo, que uma menção negativa repercuta em grande escala, forçando a companhia a tomar medidas arriscadas.

Inclusive, possibilita identificar detratores da marca que devem ser monitorados com atenção especial.

3. Facilita a identificação de influenciadores

Da mesma forma que o monitoramento revela quem são os detratores, ele ajuda a identificar os influenciadores — líderes de opinião que promovem a marca organicamente nos meios digitais

Essa identificação é importante pois, ao avaliar o alcance dos produtores de conteúdo, é possível trabalhar estratégias mais assertivas de relacionamento com eles. Isso visando gerar resultados positivos para a reputação organizacional.

→ Neste eBook, nós te mostramos caminhos para estruturar o relacionamento com a imprensa e os influencers. Aproveite:

PR - eBook - Como criar estratégias de Comunicação baseadas no sentimento da imprensa e de influenciadores

4. Torna mais precisa a mensuração da reputação da marca

Por meio do monitoramento de mídia, é possível compreender como os diversos stakeholders da marca a veem e se relacionam com ela. Isso porque essa prática facilita a reunião das informações sobre social listening, menções na imprensa e demais canais relevantes para a área de Comunicação.

Com ferramentas específicas, pode-se aplicar a ciência de dados e o machine learning, entre outros recursos, para medir a reputação da marca. Inclusive tendo a certeza de usar as variáveis, as métricas e os indicadores adequados.

5. Fornece contexto e variáveis para decisões estratégicas

Tanto quando se olha para a Comunicação quanto para o negócio como um todo, o monitoramento de mídias contribui muito para a tomada de decisões estratégicas.

A mirada ampliada para os movimentos midiáticos fornece insights acionáveis, seja via diagnósticos, seja com por meio da previsibilidade — visualizando tendências de opinião pública, por exemplo. 

Essa prática provê contextualização para resultados, bem como para estruturação de ações certeiras de diálogo. Além disso, ampara processos decisórios de investimentos e iniciativas comunicacionais e de movimentos mercadológicos.   

6. Permite antever tendências mercadológicas e comportamentais

Vale a pena destacar a previsibilidade que a empresa obtém ao monitorar mídias. Ela vai desde o que move o comportamento dos públicos de interesse até a dinamicidade do mercado e seus diversos nichos.

Como o debate coletivo influencia desde decisões de compras até de investimentos, essa prática põe a marca sempre um passo à frente. Ela, bem executada, tem o poder de revelar, por exemplo, quais serão os valores e os sentimentos envolvidos em ativismos, modismos e mudanças sociais, entre outras frentes.  

7. Contribui para a elevação do ROI

Por fim, o monitoramento de mídia estratégico também permite que a empresa entenda o retorno sobre os investimentos (ROI) que vem realizando nas ações e campanhas de Comunicação. 

E esse ponto é muito relevante, pois trata-se dos números que ajudam a comprovar para a alta liderança que o trabalho da equipe vem gerando os resultados esperados. Ademais, ampara os próprios profissionais a revisar suas decisões e iniciativas com parâmetros confiáveis, inclusive financeiros. 

→ Aprenda um pouco mais sobre ROI em Comunicação baixando este eBook:

Guia prático do ROI em Comunicação: monitore e mensure a contribuição da área para as estratégias do negócio - 3ª edição

Como a plataforma de PR Intelligence da Cortex torna o monitoramento de mídia mais eficiente?

Aqui na Cortex, nos orgulhamos de, por meio de nossa solução de PR Intelligence, fornecer eficácia em gestão comunicacional e de reputação para as empresas mais bem-sucedidas do mercado brasileiro.

Como nossa plataforma, gestores, estrategistas, analistas e operadores de Comunicação se transformam em profissionais de alta performance. Eles fazem gestão reputacional de maneira integrada; têm, inclusive, recursos de Inteligência Artificial para automatizar estratégias e obter insights acionáveis.

No que diz respeito ao monitoramento de mídia, especificamente, o sistema Cortex possibilita:

  • identificar os temas que tendem a ser mais falados entre os líderes de opinião e analisar o interesse e a percepção;
  • detectar espaços, veículos, mídias, jornalistas, influenciadores digitais ou líderes de opinião com maior aderência aos temas a serem trabalhados pela marca;
  • verificar e acompanhar as empresas em destaque nas pautas de interesse e como elas estão se posicionando;
  • entender as estratégias utilizadas pelas marcas concorrentes para conquistar interesse da imprensa;
  • monitorar em tempo real a intensidade das pautas nas redes sociais conforme a tendência do debate no dia;
  • identificar quais bolhas ideológicas estão mais ativas e entender em quais delas sua marca e outras empresas estão expostas;
  • compreender como cada pólo ideológico está se posicionando em relação aos temas de interesse do negócio;
  • detectar possíveis riscos e oportunidades envolvidos ao se inserir no debate público, acompanhando as conversas nas redes sociais dos principais líderes de opinião;
  • mapear como o público-alvo da empresa está sendo impactado pelos conteúdos das bolhas de informação.
  • estruturar, mensurar e justificar campanhas e ações com base em dados concretos.

→ Entenda como a solução Cortex eleva a detecção de tendências de mídia a alto grau de eficiência:

Nova call to action

O monitoramento de mídia eleva a gestão de marca a um alto nível de eficiência

Ele faz dos dados os principais insumos para uma boa atuação dos profissionais de Comunicação, responsáveis por construir e manter a boa imagem dos negócios. 

Estamos falando, portanto, de parte decisiva das estratégias — da área de Comunicação e do negócio como um todo. 

A verdade é que nenhuma companhia consegue ter o mínimo de sucesso aceitável em gestão de reputação sem monitoramento de mídia, pois tateia no escuro. Não tem uma visão panorâmica da própria performance, não consegue entender bem os movimentos dos competidores, e por aí vai.


Sobre a Cortex

A Cortex é líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como usar IA em mensuração e analytics de mídia, além de monitorar a reputação corporativa de forma integrada, conheça nossa solução de PR Intelligence.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados