Veja qual a importância da coleta de dados para aumentar as vendas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe qual a importância da coleta de dados para aumentar as vendas do seu negócio? Ter informações relevantes sobre clientes, segmento de mercado e concorrentes é fundamental para montar estratégias de sucesso nas mais variadas frentes de uma organização.

Principalmente quando falamos da área comercial. Afinal, os dados são os grandes promotores de crescimento e competitividade empresarial em tempos de transformação digital. É assim que aprofundamos o conhecimento sobre os clientes e aumentamos as vendas. 

Ao cruzar os registros internos da organização com os dados gerados externamente, é possível traçar informações valiosas sobre seu público-alvo e monitorar tendências e melhorar a performance.

Dessa forma, a empresa fica devidamente abastecida do conhecimento necessário para elaborar estratégias mais assertivas e eficazes para vender mais.

Mas, afinal, qual a importância da coleta de dados para o crescimento da marca e elevar as vendas do seu negócio? Leia até o fim para entender melhor!

Qual a importância da coleta de dados para as empresas?

Como já mencionado, os dados funcionam como um pilar para a competitividade, principalmente em mercados dinâmicos e voláteis. Diante deste contexto, ferramentas de análise de dados surgiram como fortes aliadas das companhias para elaborar suas estratégias, seja na área de comunicação, marketing ou vendas.

A transição para o digital trouxe oportunidades para as empresas acessarem registros relativos ao seu público e segmento de atuação por meio de: 

  • interações e menções de usuários em redes sociais; 
  • pesquisas no Google; 
  • navegação no portal da marca,
  • respostas às campanhas de e-mail marketing;
  • entre muitos outros.

A análise cruzada de dados externos (citados acima) com internos (colhidos e produzidos pela própria organização) propiciam uma visão integrada e profunda sobre o segmento de atuação da marca, como perfil de consumo de clientes e tendências de mercado.

Por exemplo, uma reclamação de um usuário de rede social pelo Twitter da empresa pode ser um insumo importante para reavaliar ações, como qualidade do serviço ou atendimento prestado. 

Assim, a empresa fica abastecida de insights extremamente relevantes para orientar os processos de tomada de decisão estratégica, seja para o desenvolvimento de campanhas de comunicação e marketing, seja para a elaboração de um planejamento de vendas mais assertivo e eficaz.

Outro fator importante para sublinhar qual a importância da coleta de dados para o seu negócio, está na possibilidade de tecnologias como o Big Data realizarem um trabalho de monitoramento e armazenamento contínuo de informações.

Dessa forma, as empresas não ficam vulneráveis a transformações repentinas de mercado, tão comuns em um cenário suscetível a mudanças.

Quais a importância da coleta de dados para as vendas?

A coleta de dados oferece vários benefícios para que empresas possam aumentar as vendas. 

Nunca tantas informações estiveram à disposição das empresas e tiveram um papel tão fundamental a nível de planejamento. Afinal, só em 2021, há uma média de 2 quintilhões de bytes gerados todos os dias em big data.

Frente a esse mar de registros, é possível traçar benefícios importantes para a inteligência comercial. Como exemplo: 

  • abastecer uma base de métricas estratégicas; 
  • receber feedbacks de usuários dos serviços oferecidos; 
  • identificar buyer personas e perfil de consumo do seu público-alvo. 

Vamos falar um pouco sobre cada um deles para destacar a importância da coleta de dados para as vendas.

Abastecer uma base de métricas estratégicas

O investimento em coleta de dados para inteligência de vendas é importante tanto para definir quais são as métricas estratégicas mais relevantes, quanto para alimentar com informações essa base de indicadores. 

Assim, esses números são fundamentais para orientar interações de vendas e estratégias de marketing em torno de KPIs claros e tangíveis. 

Por exemplo, métricas de customer success ajudam a medir o nível de satisfação do cliente com a marca, o que impacta diretamente na probabilidade de fidelizá-lo e fazê-lo continuar a pagar pelos serviços, como também ajuda na aquisição de novos prospects.

Receber feedbacks dos clientes

Qualquer interação da audiência com algum canal da marca é uma possibilidade de identificar erros ou acertos estratégicos a serem aprimorados.

Seja por rede social, por um contato direto em uma central de atendimento ou por uma interação no site da empresa: todas essas informações devem ser armazenadas e analisadas para orientar as ações a partir da satisfação do cliente. 

Identificar o perfil de consumo do público-alvo

As interações da audiência com a marca também permitem identificar padrões de comportamento e perfil de consumo. 

Desde os primeiros contatos por meio de acesso a algum blog post até estágios avançados do relacionamento pós-venda, é possível monitorar ações e assim capturar especificidades do público-alvo essenciais para fundamentar interações e ofertas de compra futuras.

Afinal, conhecendo melhor o perfil de seus clientes, maiores são as chances de entregar um atendimento personalizado e assertivo que dialogue (e até se antecipe) às demandas do seu público.

 Guia completo de estratégia de Prospecção em Vendas B2B

Como fazer uma coleta de dados?

Depois de entender qual a importância da coleta de dados, também devemos entender a melhor forma de implementá-la no seu negócio. As práticas de ciências de dados devem partir de dois princípios básicos: seguir as normas da LGPD e ser gerida por uma ferramenta de qualidade.

O que é a LGPD?

Por fim, antes de contratar uma empresa para auxiliar seu negócio nessa tarefa, vale identificar se ela segue todas as prerrogativas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), documento que faz a regulação jurídica sobre a coleta e automação de dados no Brasil.

Você deve se atentar, principalmente, a um dos pontos cruciais da lei de 2018, que diz respeito ao consentimento do proprietário das informações. 

Em suma, o dono dos dados precisa dar permissão em relação a todos os processos e finalidades com que seus registros pessoais serão utilizados dali em diante. 

Assim como ele pode, futuramente, alegar “interesse legítimo” e pedir a exclusão de todas as informações que um dia ele deu consentimento.

O desrespeito à lei pode acarretar em pesadas multas a quem faz coleta de dados indevidamente.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados