Reunir inteligência competitiva em tempo hábil é um dos principais desafios dos gestores encarregados de aumentar o market share nas empresas B2B. E mais: 57% deles enfrentam dificuldades para mensurar o sucesso das iniciativas nessa frente, conforme estudo global da Crayon.
Você sabe como e por que aplicar a inteligência competitiva na sua organização?
Para fazer isso, é preciso saber utilizar conhecimento e informação a seu favor, considerando o atual cenário de transformação digital que torna o mundo dos negócios extremamente incerto e volátil.
Assim, se você costuma acompanhar notícias do mercado, já deve ter notado que growth (crescimento), é a palavra da vez. Para alcançá-lo, mais do que nunca, é preciso dispor de dados relevantes sobre seu público-alvo e seu segmento de atuação.
Não por acaso, a modernização da inteligência competitiva está cada vez mais focada em promover entregas de impacto efetivo e que permitam aos negócios crescer em ritmo mais acelerado. Quem não aderir a essa nova prática tende a ficar para trás.
Vamos refletir em profundidade sobre isso? Continue lendo para ver:
Inteligência competitiva é uma prática na qual uma empresa coleta dados sobre sua posição competitiva dentro de seu mercado ou indústria — basicamente, onde e como está posicionada em relação aos seus concorrentes.
Isto a ajuda a tomar medidas que aproveitam as condições mercadológicas e as fraquezas dessas empresas, bem como a cobrir as suas próprias deficiências.
Atenção: não se pode confundir esse conceito com o de "inteligência de negócios" que, em síntese, se refere a analisar e usar os dados, ferramentas, processos, pessoas e posição de mercado para buscar e implementar operações mais eficientes.
No caso da inteligência competitiva, o foco está em estudar dados sobre os concorrentes, bem como outros fatores externos que afetam a companhia, a fim de moldar suas estratégias e planos de contingência.
→ Aprofunde-se um pouco mais:
Para compreender como aplicar inteligência competitiva, é necessário antes perceber um pouco do seu papel e de que maneira ela impacta no crescimento da sua empresa.
Na virada do século, o mundo começou a viver uma profunda transformação provocada pela era dos dados. Com isso, os mercados se tornaram muito mais competitivos e imprimiram uma série de novos desafios às organizações.
Mais do que nunca, é preciso ter velocidade para detectar novas tendências, riscos e oportunidades, antes que os concorrentes o façam.
Diante desse contexto, os times tiveram que buscar Inteligência de mercado para se tornarem mais eficientes e responderem de forma cada vez mais ágil às demandas de mercado.
Por exemplo, com a pandemia da Covid-19, diversas companhias precisaram se readaptar a uma realidade diferente, em que as mudanças mercadológicas foram notáveis.
O comportamento do consumidor mudou.
Junto com isso, empresas precisaram reavaliar suas estratégias de atuação e a forma de lidar com o “novo normal” do seu público e segmento.
Dessa forma, organizações com investimento em inteligência competitiva conseguiram sair na frente mais rápido do que a concorrência, monitorando informações, como:
O exemplo do coronavírus é apenas um caso extremo da volatilidade e dinâmica do mundo em que vivemos. Por isso, o uso de dados, de forma sistemática e automatizada, deve ser amplamente disseminado por todas as áreas de negócio.
O uso de tecnologias como o Big Data analytics é um dos caminhos incontornáveis para aplicar a inteligência competitiva. Dessa forma, a metodologia de análise de dados tornou a prática mais assertiva na avaliação de concorrência.
Mas nessa nova era, além da disseminação da cultura data driven, é necessário ter foco na orientação ao crescimento.
Afinal, isso significa entregar resultados concretos, que ajudem as áreas de negócio a mexer os ponteiros de lucratividade da organização.
Mais recentemente, a popularização da Inteligência Artificial (IA) moveu novamente modelos de negócios, preferências de compradores corporativos e consumidores finais. Além disso, alterou a maneira como as mais variadas atividades empresariais são realizadas.
Além de trazer grandes desafios, a IA também ampliou as perspectivas quando se trata de investigar mercados de maneira competitiva.
Basicamente, agora é possível contar com soluções que captam e analisam grandes volumes de informações entregando respostas altamente precisas para amparar decisões.
Como mencionamos, esse termo se tornou central no mundo dos negócios. Esse conceito foi cunhado pelos empreendedores Sean Ellis e Morgan Brown, em 2010. Nas palavras deles, “Growth Hacking é marketing orientado a experimentos”.
De maneira geral, é uma forma de pensar, focada em identificar gatilhos que promovam o crescimento acelerado do negócio.
Ellis e Brown observaram o que as grandes startups com crescimento exponencial nos últimos anos tinham em comum.
De acordo com eles, o diferencial delas é a capacidade de aprender rapidamente, e utilizar esse aprendizado a favor do crescimento do negócio.
Assim, como consta em seu livro “Hacking Growth”:
“Geralmente, grandes sucessos no crescimento vêm de uma série de pequenas vitórias, compostas ao longo do tempo. Cada pedaço de aprendizado adquirido leva a um melhor desempenho e a melhores ideias para testar, o que leva a mais vitórias, transformando pequenas melhorias em vantagens competitivas”.
Portanto, a ideia de growth deve estar intimamente atrelada à prática de como aplicar a inteligência competitiva aos negócios.
Além do growth hacking, outro termo bastante utilizado é o growth mindset — ou mindset de crescimento, apresentado por Carol Dweck no livro “Mindset – A nova psicologia do sucesso”.
Na obra, a autora faz uma distinção entre mindset de crescimento e mindset fixo. Em resumo, eles funcionam da seguinte forma:
Dweck defende que o segundo mindset é o que leva ao sucesso, pois ao contrário da mentalidade fixa, não possui crenças limitantes.
Portanto, vale assinalar a importância do conhecimento adquirido a partir de experiências práticas e análise de dados confiáveis.
Afinal, em um mercado tão volátil e dinâmico, ter opiniões engessadas e baseadas em antigas convicções pode ser um erro a custar caro ao crescimento e consolidação de uma marca.
Entender a inteligência competitiva e desenvolver uma mentalidade de crescimento sustentável, contudo, requer amparo tecnológico. Sobretudo porque agora a ida ao mercado (Go-to-Market) é um processo iterativo, cíclico, contínuo — não mais pontual ou linear.
E as companhias mais bem-sucedidas nisso têm uma coisa em comum: elas vêm investindo em plataformas de Sales Intelligence como a que a Cortex oferece.
Dessa forma, proporcionam a suas equipes meios de elevar o poder analítico para conhecer o mercado em profundidade, segmentar ações e abordagens, entre outras frentes.
Esse tipo de solução torna as estratégias de inteligência competitiva muito mais ágeis e eficientes, pois, entre outras coisas, ajuda a:
Se você deseja saber como aplicar a inteligência competitiva para impulsionar o crescimento, termos como growth intelligence e mentalidade de crescimento são fundamentais.
Como vimos, ambos os conceitos têm algo em comum: valorizam o aprendizado, a agilidade e a capacidade de aprender com erros.
A inteligência competitiva moderna, atualizada aos paradigmas da nova era, caminha nesse sentido.
Profissionais da área devem ter como foco identificar oportunidades de contribuir para o crescimento, e entregar resultados que impactem o negócio de forma concreta.
Na prática, isso passa por priorizar análises e produzir relatórios que auxiliem gestores de diferentes áreas a tomar decisões que reduzam custos, ou aumentem a lucratividade do negócio e o façam crescer.
Dessa forma, a plataforma de Sales Intelligence da Cortex pode colaborar com seu negócio, facilitando a aplicação da inteligência competitiva voltada para o crescimento.
Ela é capaz de filtrar informações relevantes de seu público, concorrência e segmento de mercado para, assim, gerar insights preciosos a seu favor.
Que tal, nós ampliamos seus horizontes sobre a importância da inteligência competitiva para o crescimento da sua empresa?
Sobre a Cortex
A Cortex é a empresa líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-to-Market. Caso queira saber como otimizar o processo comercial das empresas, ajudando-as a encontrar formas mais eficientes de chegar a seus clientes e fechar negócios, conheça nossa solução.
Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex!