Para falar em Inteligência de Comunicação para setores regulados, é preciso entender uma série de particularidades. Isso tanto do ponto de vista operacional quanto estratégico, mas principalmente de compliance.
Em outros segmentos onde a regulação não é tão rígida, o comparativo com a concorrência é o que está sempre no radar. Já em companhias que respondem a marcos regulatórios mais severos, deve-se ter a legislação e as normativas setoriais sempre no horizonte.
Essa realidade traz a gestores, estrategistas e analistas muitos desafios.
Com isso em mente, continue lendo a reflexão que propomos aqui.
Você vai ver:
São diversos os setores classificados como altamente regulados: saúde, energia, telecomunicações, finanças… E as companhias dentro deles precisam estar atentas aos regulamentos, para garantir conformidade no diálogo com stakeholders — de funcionários a instituições do Estado.
Para os profissionais da área de Comunicação, os desafios são muitos, portanto. Eles têm que pautar sua atuação na complexidade e na constante evolução legislativa. Ademais, garantir que suas ações não infrinjam normativas e boas práticas setoriais.
Isso porque deslizes comunicacionais podem resultar em multas e outros tipos de sanções imediatas, além de danos à reputação.
Basicamente, pode-se resumir os desafios operacionais e estratégicos nestes tópicos:
O ritmo atual da circulação de informações é acelerado.
Com a mídia convergente e os meios virtuais protagonizando o debate coletivo, todos os tipos de negócios precisam monitorar notícias. E isso se intensifica no contexto das organizações que atuam em setores de alta regulação.
Já não é mais possível esperar o clipping com o que foi noticiado ontem.
Agora é necessário acompanhar tudo em tempo real — e ir além da imprensa tradicional; verificar o que líderes de opinião e influencers opinam e difundem. Sobretudo, para entender as tendências de opinião pública, cada vez mais voláteis.
Isso visando, entre outros objetivos, mapear riscos e antever crises, lidando com fatos, boatos e até fake news deliberadamente construídas para manchar o legado reputacional do negócio.
Esse monitoramento, feito com tecnologia avançada, deve abranger menções explícitas à marca e ao setor, mas também captar inferências, analisar sentimentos…
No que diz respeito ao noticiário em si, é importante considerar que repórteres já não têm mais tempo de checar informações de maneira minuciosa.
Movidos pela necessidade de lidar com a concorrência, eles apuram fatos ao mesmo tempo em que publicam. Não raras vezes, dão visibilidade a rumores que, mais tarde, se revelam meias verdades ou mentiras.
Nesse ambiente de fragmentação comunicacional, o monitoramento de notícias em tempo real é determinante. Ele ajuda a elevar a inteligência de Comunicação para setores regulados, assim como para quaisquer outros. Especificamente porque ajuda os profissionais da área a trabalharem de maneira contextualizada, proativa, com método.
A boa notícia é que empresas de setores regulados podem contar com a plataforma de Inteligência de Comunicação da Cortex.
Ela é a mais completa do mercado brasileiro, tanto que foi adotada pelas marcas mais bem-sucedidas em reputação.
É o caso da Ipiranga, referência na distribuição e comercialização de combustíveis que, portanto, opera sob uma série de regulamentações e fiscalizações rigorosas, em âmbitos federal, estadual e municipal.
Também companhias como BTG Pactual, CPFL Energia e Philip Morris são exemplos de corporações clientes da Cortex que atuam em setores regulados.
A plataforma Cortex facilita, por exemplo, a realização de:
→ Confira também:
Nenhuma outra é tão completa quando se trata de monitoramento de notícias e análise de dados.
Dotada de recursos avançados, como a Inteligência Artificial, a plataforma da Cortex fornece informações críticas sobre setores, governos e regulamentações. Ela vai além do simples rastreamento de publicações na mídia tradicional: acompanha órgãos governamentais, novas legislações e discussões setoriais específicas.
Com essa ferramenta, a área de Comunicação está sempre atualizada sobre mudanças que podem impactar os negócios. E tem meios de interpretar o contexto mais amplo das informações.
Entre os principais benefícios que o sistema da Cortex proporciona está a agilidade na tomada de decisões. Isto é, informações organizadas e acessíveis em tempo real, ajudam gestores a responder a mudanças rapidamente — com economia de tempo e recursos.
Outro destaque da plataforma é a gestão eficiente de crises.
Ao identificar rapidamente questões que podem afetar a reputação ou operação da organização, os comunicadores conseguem mitigar riscos e elaborar planos de contingência eficazes.
Que tal, nós conseguimos te mostrar como a Cortex fornece Inteligência de Comunicação para setores regulados?
Sobre a Cortex
A Cortex é líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como usar IA em mensuração e analytics de mídia, além de monitorar a reputação corporativa de forma integrada, conheça nossa solução de PR Intelligence.
Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.