Blog com conteúdos sobre Marketing, Comunicação e Vendas

Dashboard de Comunicação: como interpretar os dados da área?

Escrito por Cortex Intelligence | Jan 24, 2025 11:30:00 AM

Um dashboard de Comunicação é uma ferramenta visual que ajuda a monitorar, otimizar e atingir metas estratégicas. Normalmente, ele fornece insights sobre dados, métricas e indicadores referentes ao diálogo com o mercado.

Dashboards mais elaborados também demonstram graficamente o desempenho reputacional do negócio. Isso porque disponibilizam informações sobre como a marca está sendo citada, comparativos com o desempenho de imagem da concorrência, entre outros parâmetros. 

Quer aprender a escolher e utilizar um painel de análise de dados de Comunicação? 

Continue lendo, pois aqui detalhamos:

  • os principais componente de um dashboard de Comunicação;
  • quais são as vantagens de usar um dashboard de Comunicação, para os profissionais da área e para a empresa;
  • como interpretar dados de um dashboard de Comunicação;
  • e muito mais!

O que é um dashboard de Comunicação?

No detalhe, um dashboard de Comunicação é uma solução tecnológica que mostra, preferencialmente em tempo real, o desempenho comunicacional da empresa. Isso por meio de elementos visuais, como gráficos, além de dados consolidados e de fácil interpretação.

Como ferramenta interativa, o dashboard de Comunicação facilita muito o dia a dia dos profissionais da área. Afinal, eles precisam lidar com um grande volume de informações para verificar se suas ações estão trazendo retornos palpáveis para o negócio.

Além disso, têm que formatar relatórios a serem entregues aos boards executivos. E, contando com esse tipo de aplicação, ganham tempo e conseguem se dedicar a uma atuação mais analítica e, portanto, estratégica.

Pode-se dizer, portanto, que para ser considerado bom, o dashboard de Comunicação deve fornecer visão holística e atualizada sobre o desempenho da área. Isso de maneira bem elaborada, a partir de dados obtidos interna e externamente — nos sistemas da companhia e também em bases públicas de informações.

Atualmente, há dashboards de Comunicação que são alimentados por recursos de Inteligência Artificial. Eles provêm um poder ainda maior de automatização, além de maior precisão e confiabilidade. 

Os elementos de um dashboard de Comunicação

Quanto à composição de um dashboard de Comunicação eficaz, ela inclui:

  • métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs), incluindo o retorno sobre os investimentos (ROI);
  • gráficos de evolução de:
    • campanhas;
    • ganho de espaço na mídia;
    • tendências de opinião pública, 
    • entre outros.
  • dados consolidados e representações gráficas de:
    • exposição da marca;
    • reputação nas mídias;
    • análise de sentimento;
    • desempenho das ações;
    • demografia dos públicos-alvo, incluindo detalhamento daqueles atingidos pelas iniciativas da área;
    • entre outros parâmetros importantes para a operação e para as estratégias organizacionais.
  • mapas de riscos, interação e outros;
  • informações atualizadas sobre o setor e os concorrentes para a realização de benchmarking rápido e confiável;
  • relatórios de fácil extração para envio aos C-Levels e produção de releases para a imprensa, além de conteúdos para relações com investidores.

Quais são os benefícios de usar um dashboard de Comunicação?

Confira, a seguir, um detalhamento maior das vantagens de se fazer análise de dados de Comunicação por meio de um painel interativo.

Vantagens do dashboard de Comunicação para os profissionais da área

Inteligência de dados

Contar com um painel interativo com descrições gráficas e de fácil interpretação eleva o poder analítico da equipe. Ela, em poucos cliques, consegue obter insights valiosos para a operação e também para desenvolver planos de ação, além de demonstrar com facilidade os resultados alcançados.

Isso é muito mais simples do que lidar com diversos sistemas e planilhas para captar, processar e analisar informações. Inclusive, não há necessidade do auxílio de profissionais de TI, o que dá mais agilidade no dia a dia de trabalho.   

Produtividade

Por falar em rapidez, o dashboard de Comunicação torna os comunicadores mais produtivos. 

Eles ganham tempo para atuar de maneira mais consultiva e propositiva. Pois não precisam se ocupar de atividades manuais, nem lidar com erros de lançamento de dados ou interpretativos.

Facilidade para defender investimentos

Outro benefício significativo é a acuracidade na hora de elaborar reports demonstrativos e tangibilizar os resultados da área. Inclusive no que diz respeito ao dinheiro economizado ou gerado a partir das estratégias de diálogo com os stakeholders.

Como conseguem mostrar qualitativa e quantitativamente os alcances e os impactos de suas ações, os comunicadores têm mais insumos para solicitar à alta hierarquia do negócio recursos orçamentários para seguir inovando. 

Desenvolvimento de habilidades essenciais na atualidade

Tudo isso converge na obtenção das habilidades necessárias para o desenvolvimento da carreira dos profissionais da Comunicação

Eles agora precisam dominar tecnologias, métodos e práticas de alto teor analítico para que as empresas que representam se comuniquem melhor e lidem bem com a dinamicidade mercadológica. 

→ Dê o play no vídeo a seguir e confira o que se espera dos comunicólogos que atuam em empresas atualmente:

Vantagens do dashboard de Comunicação para a empresa

Maturidade comunicacional

Ao proporcionar um dashboard de Comunicação a seus profissionais, as companhias mais bem-sucedidas levam a transformação digital a essa área.

Com isso, garantem a consistência da marca em todos os canais e alinham seus esforços de diálogo com os objetivos estratégicos de negócios. Ou seja, se tornam mais maduras em comunicação e, portanto, mais resilientes a crises de imagem, entre outras frentes. 


Competitividade

Um departamento de Comunicação bem amparado tecnologicamente contribui fortemente para a competitividade corporativa. 

Faz isso propondo abordagens, antevendo tendências, inovando e colaborando com outras áreas. Seja por meio de relatórios diagnósticos mais completos, seja intervindo em processos e potencializando a reputação. 

Ganho de valor de mercado

A Comunicação tem forte impacto em ativos intangíveis que se refletem na forma como investidores, credores e outros players importantes veem o negócio. 

Logo, quando a equipe conta com soluções digitais como um bom dashboard de Comunicação, ela consegue até mesmo ajudar no ganho de valor de mercado. Isso, em primeira instância, é válido para as empresas de capital aberto, mas também para todas as demais.

Como interpretar dados de um dashboard de Comunicação? 

A interpretação dos dados de um dashboard de Comunicação exige uma abordagem sistemática. 

Definição de objetivo e exploração de dados brutos

Primeiro, define-se o objetivo da análise. 

Em seguida, examina-se os dados brutos que serão usados para identificar tendências, anomalias, entre outros aspectos cabíveis. 

Segmentação do público

Feito isso, segmenta-se os dados por público, canal ou campanha, por exemplo, refinando um pouco mais as variáveis e as respostas possíveis para o que se está investigando.

Análise de correlações

Para o entendimento de causas e efeitos, deve-se analisar correlações entre métricas. Paralelamente, comparar as informações obtidas com pressupostos e hipóteses — se for o caso, realizar a contraposição com a realidade do setor ou de um concorrente específico.

Avaliação crítica e registro de conclusões

Também é recomendável priorizar, neste processo, os insights acionáveis, questionando as causas e propondo ações. 

E, por fim, documentar as observações e recomendações para que se possa fazer revisões periódicas e também aproveitar análises históricas que demonstram a evolução dos resultados.

Quais métricas avaliar no dashboard de Comunicação? 

Veja, a seguir, alguns exemplos de métricas indispensáveis um bom dashboard de Comunicação.

Valoração de Mídia

Demonstra o quanto uma marca gastaria em publicidade para atingir a mesma quantidade de pessoas que as mídias espontâneas estão atingindo. 

Análoga à equivalência comercial, pode ser calculada de diferentes maneiras. Por exemplo, tendo o CPM (Custo Por Mil Impactos) como base. 

Share of Voice 

Mostra a fatia correspondente às menções da marca em diferentes mídias em relação ao seu ambiente competitivo. 

Em outros termos, reflete a participação da comunicação da empresa no mercado como um todo ou em relação a seus concorrentes.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Dimensiona os resultados financeiros obtidos em cada investimento realizado na gestão de Comunicação. Isso tanto em termos de dinheiro gerado ou de economia de custos.

Pode ser analisado por diferentes frentes, tais como:

  • ROI por número de publicações: a comparação sobre a reputação corporativa antes e depois de ações comunicacionais específicas reverberar na imprensa — por exemplo, antes e depois da publicação de matérias jornalísticas nas quais a companhia é citada. 
  • ROI por assunto: o quanto determinados temas ou pautas promoveram ou geraram impactos negativos para a companhia. 
  • ROI por tipo de mídia: os resultados obtidos em cada meio ou canal de comunicação para o negócio.

→ Amplie ainda mais seu conhecimento sobre métricas e KPIs de Comunicação com este material exclusivo:

Como a Cortex usa IA para oferecer insights acionáveis no seu dashboard de Comunicação

Para agilizar a análise de dados de Comunicação, vale a pena contar com uma solução de PR Intelligence como a que a Cortex oferece às companhias mais bem-sucedidas no mercado brasileiro.

Reputação integrada

Ao utilizar a feature de Reputação Integrada, por exemplo, você terá uma visão unificada do desempenho reputacional perante seus mais variados públicos. 

Nela estão contidas diversas funcionalidades para avaliação, em um único ambiente, de como a marca é citada pela imprensa, por líderes de opinião e público em geral nas mídias sociais.

Basicamente, ela é um dashboard analítico com o qual, em poucos cliques, é possível:

  • acompanhar panoramicamente o desempenho reputacional da marca nas mídias tradicionais e sociais;
  • aproveitar o comportamento de algoritmos de diferentes plataformas do ecossistema de mídia para uma atuação com base científica;
  • monitorar a reputação de forma recorrente, em tempo real, para identificar tendências, oportunidades e eventuais focos de crise;
  • ter autonomia e agilidade para tomar decisões;
  • estruturar as melhores estratégias para gestão da marca no ciclo de Go-to-Market com dados precisos;
  • e muito mais. 

AI Insights

Além disso, a funcionalidade AI Insights da solução Cortex interpreta gráficos e informações, convertendo-os instantaneamente em textos de fácil compreensão. 

Isso permite identificar rapidamente quais temas, veículos e influenciadores mais impactam a imagem da organização. Ademais, fornece comparativos de desempenho com concorrentes e compreensão aprofundada de indicadores reputacionais.

No detalhe, o algoritmo de IA da Cortex torna as tomadas de decisão mais estratégicas, pois os dados são apresentados de maneira clara e acessível, permitindo análises avançadas e detalhadas. Dessa forma, é possível criar relatórios de nível executivo (C-Level), otimizando a eficiência operacional e a eficácia das ações.

→ Dê o play no vídeo a seguir e confira mais detalhes:

Um bom dashboard de Comunicação eleva o nível das análises de dados dos profissionais da área

Ele facilita a identificação de padrões, tendências e correlações, oferecendo uma visão clara e objetiva do impacto das ações da área. Tudo de maneira gráfica, permitindo maior agilidade e autonomia na tomada de decisões. 

Além disso, um dashboard de Comunicação eficaz contribui para elevar a maturidade comunicacional da companhia. Isso resulta em mais competitividade, contribuindo fortemente para a sustentabilidade do negócio. 

Sobre a Cortex

A Cortex é líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como usar IA em mensuração e analytics de mídia, além de monitorar a reputação corporativa de forma integrada, conheça nossa solução de PR Intelligence.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.