5 dicas de como aumentar a conversão de vendas na sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe como aumentar a conversão de vendas? Essa é uma pergunta importante porque todo empreendedor busca encontrar soluções que atraiam mais oportunidades de negócios qualificados e, consequentemente, mais vendas para sua empresa. Mas isso nem sempre significa que eles sabem por onde começar.

Nesse sentido, a criatividade e a tecnologia são aliadas que podem contribuir para a otimização do planejamento estratégico e na formulação de táticas bem definidas que geram mais leads e, posteriormente, mais clientes.

O investimento em plataformas de automação de dados, por exemplo, geram um ROI (retorno sobre investimento) de 223% em vendas para as empresas, segundo dados do Techjury.  

Para que sua companhia atinja número que nem esse, listamos cinco estratégias eficazes que vão te ensinar como aumentar a conversão de vendas. Leia e veja como conquistar melhores resultados!

Cinco dicas valiosas para aumentar a conversão de vendas

1. Invista em inteligência de mercado

Não poderíamos iniciar nossa lista de outra forma. Afinal, em tempos de transformação digital, as tecnologias de automação são insumos indispensáveis para quem deseja atingir uma boa taxa de conversão de vendas.

Nesse contexto, investir em inteligência de mercado é fundamental para a obtenção de informações importantes sobre: 

  • o público-alvo; 
  • as principais tendências do segmento de atuação;
  • a estratégia dos concorrentes;
  • e a performance interna da área Comercial.

A capacidade de coleta e interpretação de dados de mercado por tecnologias de automação fornecem detalhes cruciais, por exemplo, sobre o comportamento e perfil de consumo de possíveis clientes.

Assim, tendo acesso a essas informações, é possível construir um atendimento personalizado que dialoga com as dores e demandas do público. Com isso, a conversão de leads em clientes só tende a crescer.

2. Treine e capacite os vendedores

Para os gestores que desejam aprender como aumentar a conversão de vendas, treinar e capacitar sua equipe de Vendas é fundamental para que os profissionais saibam interagir com os consumidores de forma assertiva e eficaz.

Portanto, dentre as habilidades essenciais para ser um bom vendedor, destacamos: 

  • saber ouvir com educação e paciência; 
  • esclarecer ao máximo as dúvidas do consumidor; 
  • ter simpatia e boa capacidade de comunicação.

Por fim, o vendedor não precisa, e nem deve, enganar ou passar informações distorcidas para o cliente. Mas, sim, mostrar preparação e conhecimento sobre as principais necessidades do consumidor.

Afinal, a excelência no atendimento, não importando a etapa do funil de vendas ou o departamento responsável, deve ser constante e coerente com os valores e identidade da marca.

Não por acaso, 78% dos consumidores esperam uma experiência agradável em todos os momentos da jornada do cliente, segundo relatório da Sales Force.  

3. Otimize o processo de vendas da empresa

A venda deve ser um processo simples, objetivo e orientado para resolver as principais dores dos clientes. Assim, para vender mais, vale a pena seguir algumas recomendações:

  • não ofereça opções demais, especialmente quando elas não dialogam com as demandas do consumidor;
  • desenvolva sites e canais de vendas com interface intuitiva e instrutiva para que o cliente percorra um caminho simples e objetivo até fechar a compra;
  • não force o cliente a criar uma conta na página somente para comprar um produto (se o fizer, peça apenas as informações necessárias);
  • faça interações pontuais e assertivas para mostrar que você se interessa em resolver seu problema, conhece suas necessidades e tem boas soluções para elas.

4. Mantenha o cliente bem informado

Investir em Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia para quem deseja aprender como aumentar a conversão de vendas.

Afinal, nada como produzir materiais de qualidade, como blog posts e e-books, para educar o público-alvo com informações relevantes sobre o problema que ele deseja resolver.

Isso porque, além de direcioná-lo para comprar seu produto à medida que ele avança na jornada do cliente, a estratégia reforça a autoridade da marca em seu segmento de atuação.

O onboarding também é uma ótima maneira de mostrar atenção e manter o cliente informado. Por isso, descreva as vantagens do serviço, como será realizada a entrega, se é um produto que respeita a sustentabilidade, instruções de uso, etc.

Com esse tratamento, ele certamente estará disposto a voltar a comprar com a empresa.

5. Ofereça descontos e promoções para aumentar a conversão de vendas

Outra estratégia que pode ser aplicada é a de oferecer descontos, explorar datas importantes do comércio e desenvolver campanhas de marketing voltadas para a atração de novos prospects.

Entretanto, a precificação deve ser bem pensada. Afinal, o desconto não deve causar prejuízos à companhia.

eBook - Máquina de leads: como Inteligência de Vendas ajuda a procurar, alimentar e enriquecer os potenciais clientes da sua empresa

Como aumentar a conversão de vendas na era dos dados?

Agora que você já aprendeu como aumentar a taxa de conversão de vendas, vale salientar que uma plataforma de inteligência de vendas é o melhor aliado para implementar e otimizar todas as 5 dicas oferecidas.

Nesse sentido, a Cortex tem uma solução de sales intelligence capaz de identificar as melhores oportunidades, engajar leads e fechar negócios com a agilidade e confiabilidade que só uma ferramenta de automação extremamente sofisticada poderia oferecer.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre como aumentar a conversão de vendas. 

Continue acompanhando nossas publicações para ficar cada vez mais antenado nas novidades sobre growth intelligence e estratégia competitiva. Boas vendas! 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados